O vereador Fabio Valadão (PL) propõe estudos para implementar telhados verdes em prédios públicos, incluindo pontos de ônibus e reservatórios.

A iniciativa, também conhecida como telhado ecológico ou ecotelhado, é uma cobertura feita de plantas que crescem sobre a construção, substituindo materiais convencionais como telhas ou chapas. A proposta visa a melhoria do ambiente urbano, ajudando a reduzir temperaturas extremas, aumentar a biodiversidade e promover isolamento térmico e acústico.

Além dos benefícios ambientais, como a captura de carbono e a redução de gases de efeito estufa, o telhado verde também é uma solução para a gestão de águas pluviais, retardando a drenagem da água da chuva.

Outra proposta é a implementação de ecopontos em diferentes bairros: oferecer locais adequados para o descarte de entulhos de construção, madeira, ferro e óleo usado, evitando impactos ambientais negativos e riscos à saúde da população.

Valadão também sugere trocar o asfalto por concreto nos pontos de embarque e desembarque de ônibus. Devido ao tráfego constante de veículos pesados, essas áreas sofrem afundamentos e deformações frequentes.

A troca pelo concreto aumentaria a durabilidade da pavimentação, reduziria os custos de manutenção e traria mais segurança e conforto aos usuários do transporte público.

texto: Câmara Municipal de Paulínia