O aumento constante da população idosa e os casos de acidentes envolvendo as pessoas da terceira idade exigem cuidados de prevenção e acompanhamento. É o que afirma o vereador Fábio Valadão (PL) ao propor projeto de teleassistência para idosos que residem sozinhos.
A ideia da Indicação 490/2020 é disponibilizar pulseiras ou colares eletrônicos. Assim, esses dispositivos poderiam ser acionados em qualquer situação de risco ou acidente doméstico: as informações seriam encaminhadas prontamente a uma central de atendimento e também a parentes e vizinhos cadastrados.
Também na área da saúde, Valadão sugere medidas urgentes para zerar a fila de espera dos exames solicitados pelos médicos da rede municipal. De acordo com o vereador, Paulínia deveria implantar modelo semelhante ao “Corujão da Saúde”, da cidade de São Paulo, com atendimento entre as 22h e 8h.
A iniciativa poderia utilizar capacidade ociosa de clínicas particulares conveniadas, conforme a Indicação 488/2020. A Prefeitura da capital paulista, por exemplo, “fez parcerias com hospitais, clínicas e institutos particulares para aumentar o atendimento dos seis tipos de exames do programa: tomografia, ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia, densitometria e ressonância”.
Valadão solicita ainda melhorias na iluminação da área externa do ginásio Agostinho Fávaro – Lara, no bairro João Aranha; campanha de divulgação para o combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika; e pista de atletismo em medidas oficiais para desenvolvimento da modalidade na cidade. E cobra informações da Prefeitura sobre problemas recorrentes na iluminação em praças, parques e equipamentos esportivos.
Fonte: Câmara Municipal de Paulínia