Pelo menos nove propostas da Câmara Jovem motivaram indicações recentes do vereador Fábio Valadão (PRTB), enviadas à Prefeitura. A lista de pedidos ao governo municipal inclui as áreas de ensino, esporte e lazer da cidade.

Uma delas solicita a criação de curso pré-técnico gratuito para alunos de escolas municipais e estaduais. O vereador jovem Gustavo Gonçalves da Silvas, autor da iniciativa, considera importante preparar estudantes interessados em prestar “vestibulinho” de cursos técnicos, porém sem condições financeiras de pagar pelas aulas.

Valadão aponta que outro parlamentar, Raul Vitor Ribeiro, idealizou o projeto “Papo de Especialista”, com palestras nas escolas para tratar de temas importantes, como alimentação saudável, perigo das drogas e educação no trânsito.

Também há propostas de bolsas para estimular jovens atletas de Paulínia (Raul Vitor), materiais esportivos nas escolas da rede municipal (Igor Borelli, Kelly Cristina e Júlia Paes de Freitas), revitalização do Parque das Flores (Igor) e reparos e manutenção dos pontos de ônibus (Gabriel Pereira Silva).

Outras sugestões são melhor acessibilidade de visitantes no Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior (Kelly Cristina), reparos urgentes no teto da EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva (também da vereadora jovem Kelly), e reforma dos banheiros da EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom (escrita por Kauãn Ignácio, presidente da Câmara Jovem entre 2017 e 2018).

A Câmara Jovem reúne 15 vereadores jovens, além de suplentes, para abordar o papel do Poder Legislativo e discutir melhorias para a cidade. Valadão é o autor da iniciativa, iniciada em 2017. A segunda edição do projeto foi concluída em novembro deste ano, quando os participantes entregaram 49 propostas ao prefeito.

Fonte: Câmara Municipal de Paulínia